E o que isso tem a ver com marketing?

Eu trabalho em uma multinacional do setor de tecnologia, em uma área beemmm específica, internamente chamada de assuntos corporativos. Os assuntos corporativos têm a ver com acompanhar o movimento de políticas públicas que podem influenciar o ambiente de tecnologia, têm a ver com ações de cidadania corporativa e tem a ver com conta-las para pessoas-chave, fazendo uma ligação entre o ambiente de políticas públicas e o nosso próprio ambiente competitivo.

Daí, que pra você, como para muitos outros, tudo isso pode apenas ser blábláblá e a pergunta que nunca cala é: o que isso tem a ver com Marketing, a sua formação, Ana?

Já fico muito feliz em perceber que para o público em geral o conceito de marketing está cada vez mais se aproximando do consumidor e se afastando da ideia de publicidade (Nem vem tá? Publicidade e marketing são da mesma família, mas nem de longe são sinônimos). A questão é que, além do marketing praticado diretamente com aqueles que compram e interagem produtos e serviços, existem forças que influenciam o ambiente competitivo e que também podem (e devem) ser analisadas por profissionais de marketing. Quase nunca é possível modificar os componentes deste macro ambiente, mas é imprescindível conhecê-los muito bem. Vamos lá?
 

Macro ambiente de marketing, segundo Padim Kotler (e uns palpites meus também).

Anota aí!

Ambiente Demográfico: Composto pela população em termos demográficos como: tamanho, localização, idade, densidade, sexo, entre outros. Conhecer este tipo de informação é importante para os profissionais de marketing pois são estas pessoas que compõem o mercado no qual as organizações atuam. Conhecê-las ao máximo é essencial para o sucesso.

Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que as organizações usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing. É importante conhecê-los para saber como otimizar o seu uso.

Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores, as percepções, as preferências e os comportamentos sociais. Estas informações complementam as informações demográficas e permitem conhecer ainda mais o mercado consumidor. Este tipo de informação é crucial quando trabalhamos com produtos e serviços mais hedônicos.

Ambiente Econômico: Consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto mercado, itens que influenciam diretamente o funcionamento e os resultados das organizações. Precisa dizer mais alguma coisa?

Ambiente Tecnológico: é uma força extremamente significativa para as companhias. Novas tecnologias surgem a cada minuto e podem influenciar tanto processos internos da empresas, como também mercados e pessoas. Como não falar da inflência de mídias sociais em novos mercados consumidores?

Ambiente Político/Legal: é com este ambiente que eu trabalho!! As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Todos os dias surgem leis, medidas governamentais ou até rumores que limitam ou facilitam as ações da indústria de tecnologia (e todos os outros setores também, né!). É papel de profissionais de marketing com a ajuda de profissionais de outras áreas acompanhar e, quando possível, discutir as decisões de nossos policemakers.

Simples assim! Não tem tudo a ver?